INCENSOS

Conhecido desde a antiguidade, o Egito Antigo foi um dos mais famosos na sua produção, e Plutarco falava das suas maravilhas, e dos 16 itens da sua composição. O bom incenso tem o poder de facilitar o sono, relaxar, trazer bons sonhos, elevar os pensamentos e propiciar um ambiente de harmonia e felicidade.  

 

Os Hindus também foram famosos no passado na produção de incensos, que foram célebres por seus perfumes e qualidades. Historicamente, também contribuíram para a divulgação de seu uso os Judeus, os Gregos, os Budistas, os Romanos, e os Cristãos, cada um com sua conotação de uso. Atualmente, diversas seitas os utilizam em seus cultos, de forma variada. 

 

Fascinado que ficou o homem nas suas origens, com o perfume exalado por determinadas árvores quando queimadas descobriu, que aquilo lhe fazia bem, e cedo associou a fumaça que delas se desprendia em direção ao céu, com a imagem de um mensageiro que podia levar consigo as orações e pedidos aos Deuses. Esse conceito permanece em algumas culturas até os dias de hoje, e é praticado pelos devotos, que muitas vezes não entendem ou questionam o uso desse costume em determinados momentos. 

 

Há diversos tipos de incenso, cada um com seu aroma e indicação específica, que são usados para: energizar, transmutar as energias do recinto, como oferenda, propiciar a vinda dos Mestres ou dos Anjos, preparar o ambiente para a prática de rituais, para meditação, para oração, e demais usos. Os profissionais da saúde alertam para o cuidado que deve ser tomado ao serem utilizados em lugares fechados, devido ao risco de haver substâncias tóxicas em sua composição.

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Explore outras matérias

de A à Zen - um caminho para o auto-conhecimento!
Filosofia

Feng-Shui

Praticado na China há milhares de anos, o Feng Shui é uma antiga arte chinesa de criar ambientes

de A à Zen - um caminho para o auto-conhecimento!
Filosofia

Cabalah significa tradição

Cabalah significa tradição (ou conhecimento) passado adiante pela palavra falada. Originalmente judaica, foi adotada por

ALQUIMIA

Os Alquimistas já estavam presentes no Antigo Egito, assim como na antiga China, e dominavam com maestria seus

Quer receber novidades sobre novos posts?